Topo

México define 4 candidatos para eleições presidenciais de julho

18/03/2018 20h16

Cidade do México, 18 mar (EFE).- O México definiu neste domingo quatro candidatos à presidência para as eleições de 1º de julho, três sob o tradicional sistema de partidos e a primeira candidatura independente na história.

A cédula eleitoral ficou definida com o registro hoje de José Antonio Meade à frente da coalizão "Todos pelo México", formada pelo governista Partido Revolucionário Institucional (PRI) e as legendas Verdes Ecologistas do México (PVEM) e Nova Aliança.

Junto com Meade, na cédula recebida pelos eleitores mexicanos, estarão os nomes de Ricardo Anaya, Andrés Manuel López Obrador e da ex-primeira-dama Margarita Zavala, que cumpriu os requisitos legais como candidata independente.

O Instituto Nacional Eleitoral (INE) do México reprovou em princípio as solicitações para serem candidatos presidenciais dos independentes Jaime Rodríguez, governador licenciado do estado de Nuevo León, e do senador Armando Ríos Píter.

A autoridade eleitoral está imersa agora em uma revisão que terminará no próximo dia 29 de março, um dia antes do início da campanha presidencial que se estenderá até 27 de junho.

Até agora, o INE já tem quatro registros de candidatos à presidência do México, três que tem o aval dos partidos políticos e a primeira independente da história depois que essa figura foi incluída na reforma constitucional de 2014.

Esse pleito também se destaca pela singularidade de que, mesmo não sendo militante de nenhum partido político, Meade pôde se tornar candidato presidencial do PRI, do PVEM e do Nova Aliança graças ao fato de que estes modificaram suas regras para receber cidadãos sem militância.

Por sua vez, Anaya lidera a coalizão política "Pelo México à Frente" dos partidos Ação Nacional (PAN, conservador), Revolução Democrática (PRD, esquerda) e Movimento Cidadão (MC, esquerda).

López Obrador, que concorre pela terceira vez à presidência do México, encabeça a candidatura de uma aliança integrada pelo seu esquerdista Movimento de Regeneração Nacional (Morena) e os partidos do Trabalho (PT) e do Encontro Social (PES).

A campanha presidencial começará em 30 de março e será encerrada em 27 de junho, quatro dias antes das eleições presidenciais, já consideradas as maiores e mais importantes da história do México, por seu tamanho, custos e vigilância.

Nestes pleitos estarão convocados às urnas poucas mais de 88,3 milhões de cidadãos, que elegerão o presidente do México para o período entre 2018 e 2024 e também 628 legisladores do Congresso Federal, 128 senadores e 500 deputados.

De acordo com a legislação eleitoral mexicana, os candidatos à presidência do México terão um teto de despesas de campanha de US$ 23,1 milhões.