Topo

Venezuela parabeniza Putin por reeleição como presidente da Rússia

18/03/2018 21h30

Caracas, 18 mar (EFE).- O governo da Venezuela felicitou neste domingo o presidente da Rússia, Vladimir Putin, após ser reeleito para um quarto mandato com um apoio histórico desde que chegou ao cargo em 2000, e lhe enviou os "melhores desejos" para este novo período que "ele vai encarar com a audácia, a energia e a sabedoria que o caracterizam".

O presidente Nicolás Maduro Moros, "em nome do povo venezuelano, parabeniza o Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Vladimirovich Putin, por sua reeleição para o período 2018-2024, e o glorioso povo russo por suas demonstrações de civismo", afirmou o Ministério das Relações Exteriores venezuelano em comunicado.

Com 90% das urnas apuradas, Putin obteve 76,41% dos votos.

Para a Venezuela, a vitória de Putin "consolida sua liderança e sua capacidade comprovada para conduzir o peso específico da Rússia na história e no conturbado mundo de hoje".

"A unidade do povo russo em torno de seu líder, e seu projeto de independência e desenvolvimento, é garantia fundamental para promover o necessário equilíbrio político mundial, baseado na justiça e apegado aos valores fundamentais de solidariedade, e respeito ao direito internacional e ao multilateralismo", acrescentou o governo chavisita no texto.

A Chancelaria venezuelana destacou em seu comunicado a "estreita" relação que o país sul-americano tem com a Rússia, que foi "forjada com especial afeto" por Putin e o falecido presidente Hugo Chávez (1999-2013) e que se fortaleceu sob a presidência de Maduro.

"Rússia e Venezuela se transformaram em países irmãos, aliados no desenvolvimento de uma dinâmica intensa de cooperação bilateral e de coordenação política internacional, com o objetivo de promover a paz e a justiça nas relações internacionais", assinalou o ministério venezuelano.