Topo

Raúl Castro felicita Putin pela vitória nas eleições russas

19/03/2018 11h20

Havana, 19 mar (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, felicitou nesta segunda-feira o líder da Rússia, Vladimir Putin, por sua "contundente vitória" nas eleições presidenciais, informaram veículos de imprensa da ilha.

Castro enviou uma "cálido" mensagem de felicitação para seu colega Putin pela reeleição, indica uma nota publicada pela Cubaminrex, a página oficial da Chancelaria cubana.

Putin foi reeleito para um quarto mandato de seis anos à frente do Kremlin com 76,64% dos votos no domingo.

O jornal "Granma" - órgão oficial do Partido Comunista de Cuba (PCC, único) - ressalta que "o sucesso de Putin consiste em ter atingido o desenvolvimento sustentado da Rússia, tanto no âmbito político como no econômico e social".

Raúl Castro, que deixará o cargo em abril, visitou a Rússia em duas ocasiões nos últimos anos: em 2009, depois de 23 anos de ausência, e em maio de 2015, quando assistiu ao desfile militar na Praça Vermelha pelo 70° aniversário da vitória do Exército Soviético sobre a Alemanha nazista.

Vladimir Putin visitou em duas ocasiões a ilha durante seus mandatos, a primeira em 2000 e a segunda em 2014, uma semana depois que seu governo perdoou 90% da dívida contraída por Cuba com a desaparecida União de Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991.

Nos últimos anos, Cuba e Rússia deram passos para recuperar a estreita cooperação bilateral que mantinham antes da desintegração da URSS.

Além de fortalecer a cooperação econômica com a assinatura de vários acordos em diversas áreas, ambos países se apoiam mutuamente no terreno político.