PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trump mantém planos de participar da Cúpula das Américas no Peru

21/03/2018 20h47

Washington, 21 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mantém os planos de participar, em abril, da Cúpula das Américas, que será realizada no Peru apesar da renúncia do presidente do país, Pedro Pablo Kuczynski, ocorrida nesta quarta-feira, afirmaram à Agência Efe duas fontes da Casa Branca.

Essas fontes, que pediram anonimato, também disseram que Trump também não mudou a ideia de fazer uma visita oficial à Colômbia após a cúpula. Esta será a primeira viagem do governante à América Latina desde que ele chegou ao poder, há mais de um ano.

Kuczynski renunciou hoje ao cargo 20 meses depois de assumir a presidência peruana e após as denúncias do partido fujimorista Força Popular sobre uma suposta compra de votos de congressistas para evitar a sua cassação por suposta corrupção em um caso que envolve a construtora Odebrecht.

Sobre a renúncia de Kuczynski, um porta-voz do Departamento de Estado disse à Efe que os EUA continuam "apoiando" o governo peruano como anfitrião da Cúpula das Américas, cuja realização, na capital Lima, está prevista para os dias 13 e 14 de abril.

"Os Estados Unidos apoiam o governo do Peru como anfitrião da Cúpula das Américas e está comprometido em defender e reafirmar o nosso compromisso coletivo e regional com a democracia", disse à Efe a mesma fonte do Departamento de Estado.

"Confiamos que o povo e as instituições peruanas continuem abordando esta situação em consonância com a Constituição", acrescentou.

A Cúpula das Américas, realizada a cada três ou quatro anos, é a reunião política mais importante do continente, por reunir chefes de Estado e de Governo.

Internacional