Topo

Japão propõe à Coreia do Norte encontro entre Abe e Kim

Premiê japonês, Shinzo Abe - REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Premiê japonês, Shinzo Abe Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon

Em Tóquio

22/03/2018 05h10

O Japão propôs que a Coreia do Norte realize uma reunião entre os líderes dos dois países, Shinzo Abe e Kim Jong-un, indo de acordo com as cúpulas previstas entre Pyongyang e Seul e Washington, segundo afirmaram nesta quinta-feira (22) fontes do governo japonês.

Tóquio transmitiu esta oferta ao Norte com o objetivo de tratar da desnuclearização do país e os sequestros de cidadãos japoneses cometidos há décadas pelo regime norte-coreano, disseram fontes do governo citadas pela agência de notícias japonesa "Kyodo".

O porta-voz do Executivo, Yoshihide Suga, não quis confirmar ou negar estas informações, embora tenha afirmado que Tóquio e Pyongyang "mantêm canais abertos de informação" e que o governo japonês "contempla todas as opções" para lidar com o Norte, ao ser perguntado hoje em entrevista coletiva.

O governo japonês gostaria de aproveitar a disposição ao diálogo no mais alto nível, manifestado pelo fechado regime desde o início do ano, que permitiu a organização de cúpulas bilaterais com Seul e Pyongyang, marcadas para abril e maio.

Japão e Coreia do Norte já realizaram duas cúpulas, em 2002 e 2004, em Pyongyang, onde participaram o ex-primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi e o pai do atual ditador norte-coreano, Kim Jong-il.