Mokgweetsi Masisi toma posse como novo presidente de Botsuana

Joanesburgo, 1 abr (EFE).- Mokgweetsi Masisi tomou posse, neste domingo, como presidente de Botsuana, substituindo Ian Khama, que ontem deixou o cargo por ter cumprido dez anos de mandato, tempo máximo permitido pela Constituição do país, um dos mais estáveis do continente africano.

O antigo vice-presidente do país tornou-se no quinto chefe de Estado da história de Botsuana em uma cerimônia realizada no Parlamento na capital do país, Gaborone, onde estiveram presentes além de políticos e ex-presidentes, representantes cristãos, autoridades judiciais e familiares.

"É com um profundo sentimento de humildade que recebo esta responsabilidade que foi depositada em mim", disse, em seu discurso, após ser empossado novo presidente.

Masisi se referiu "transferência sem problemas da liderança nacional" que ocorreu e disse que a cerimônia simboliza "o final de uma era e o começo de outra".

"O progresso que conseguimos é a evidência que podemos e devemos fazer mais para chegar ao nosso objetivo de uma sociedade inclusiva", destacou o novo chefe de Estado.

Masisi nasceu em 1963, em Moshupa, uma cidade de apenas 20 mil habitantes, é um professor de formação que além de vice-presidente, também foi ministro da Educação e responsável por projetos de educação da Unicef.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos