Seções eleitorais abrem na Costa Rica para 2º turno de pleito presidencial

São José, 1 abr (EFE).- As seções eleitorais para a votação do segundo turno das eleições presidenciais na Costa Rica abriram neste domingo, e 3,3 milhões de cidadãos estão convocados para escolher o presidente que governará o país no período entre 2018 e 2022.

Os costarriquenhos elegerão entre o governista de centro-esquerda Carlos Alvarado e o evangélico conservador Fabricio Alvarado.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) habilitou para votação 6.542 seções eleitorais em todo o território costarriquenho, que ficarão abertas por 12 horas, das 6h às 18h locais (entre 9h e 21h em Brasília).

Esta é a terceira ocasião em que a Costa Rica escolherá seu presidente através do segundo turno, após as eleições de 2002 e 2014.

No primeiro turno, em 4 de fevereiro, o evangélico Fabricio Alvarado obteve 24,99% dos votos, enquanto o governista Carlos Alvarado conseguiu 21,63%, e ambos ficaram longe dos 40% necessários para a designação como presidente.

As pesquisas mais recentes revelam um empate técnico entre ambos os candidatos para o segundo turno, com cerca de 20% de eleitores indecisos.

O TSE indicou que espera uma abstenção superior aos 34% registrados no primeiro turno, já que o segundo, historicamente, sempre apresentou maior abstenção. Além disso, hoje é Domingo de Páscoa, e a Semana Santa é um época de descanso para muitos costarriquenhos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos