Al Sisi promete seguir promovendo desenvolvimento e estabilidade do Egito

Cairo, 2 abr (EFE).- O presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, prometeu nesta segunda-feira que dará sequência à política de desenvolvimento e estabilidade após ser reeleito com 97,08% dos votos para um segundo mandato de quatro anos.

"Tenho a intenção de conseguir o desenvolvimento e a estabilidade, proporcionando o mínimo necessário para uma vida de qualidade para os egípcios", disse o presidente em um discurso transmitido pela emissora estatal.

Al Sisi afirmou que trabalhará para todos os egípcios, sem discriminação, incluindo os eleitores de seu adversário, Musa Mustafa Musa, que obteve apenas 2,92% dos votos no pleito.

O presidente agradeceu a Musa por ter sido um "competidor honrado" nas eleições, marcadas pela ausência de concorrentes. Alguns dos candidatos foram presos antes de se lançarem, tiveram registro negado ou acabaram desistindo da disputa ao longo da campanha.

Além disso, Al Sisi ressaltou o papel das Forças Armadas do Egito e da polícia ao longo do pleito. Segundo o presidente, elas cumpriram a promessa de oferecer o maior grau de segurança a toda a população, em um momento no qual o país está em estado de emergência pelos atentados terroristas contra dois templos cristãos.

No entanto, o presidente egípcio não citou a baixa participação no pleito, a única preocupação do governo. Apenas 41,05% dos egípcios votaram, um índice menor do que o registrado nas eleições de 2014, de 47,45%, quando Al Sisi foi eleito pela primeira vez.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos