Começa processo de evacuação de último reduto rebelde de Ghouta Oriental

Beirute, 2 abr (EFE).- A evacuação de combatentes e civis da cidade de Duma, o último reduto rebelde de Ghouta Oriental, nos arredores de Damasco, começou nesta segunda-feira com a saída de vários ônibus da cidade, informou a televisão síria.

Quatro ônibus com combatentes da facção Exército do Islã e civis abandonaram hoje Duma e saíram pelo corredor de Al Wafidin, que liga a cidade com zonas sob o controle das autoridades e onde agora esperam para partir em direção ao norte da Síria, apontou a emissora.

A Rússia, aliada do Governo sírio, e o Exército do Islã alcançaram ontem um acordo para realizar a evacuação de combatentes e civis em direção a Jarablus e Al Bab, no norte da Síria e em poder de rebeldes apoiados pela Turquia.

A televisão síria indicou que está previsto que um primeiro rodízio de 50 ônibus com civis e combatentes de Duma partam hoje em direção a Jarablus.

O pacto contempla também uma troca de prisioneiros e o desdobramento da polícia militar russa em Duma.

Esta população é o último reduto rebelde que resta em Ghouta Oriental depois que as facções que controlavam outras partes da região aceitaram ir embora ao norte da Síria.

Graças aos acordos de evacuação e uma ofensiva militar desde em fevereiro, as forças governamentais sírias recuperaram o domínio de quase toda Ghouta Oriental, que era considerada o principal reduto opositor dos arredores de Damasco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos