Integrante de campanha de candidato opositor é ferido em ato em Caracas

Caracas, 2 abr (EFE).- O candidato opositor à presidência da Venezuela, Henri Falcón, denunciou nesta segunda-feira o ataque do qual foi alvo durante um ato no setor Catia, no oeste de Caracas, no qual ficou gravemente ferido um membro de sua equipe de campanha e, além disso, houve múltiplos furtos e agressões.

O deputado Teodoro Campo foi ferido na cabeça pouco antes do final de uma passeata do candidato após receber um golpe "presumivelmente dado por uma luva de aço" e se mantém com "um diagnóstico delicado em situação de hospitalização e observação permanente no hospital militar", informou Falcón.

Em entrevista coletiva dada pouco depois do incidente, o candidato e ex-governador garantiu que o ataque foi cometido por um grupo de 30 pessoas que portavam "armas brancas".

O parlamentar foi ferido na cabeça quando "se aproximava para defender e proteger os jornalistas" dos quais esse grupo tentou roubar câmeras, equipamentos de trabalho e objetos pessoais.

Falcón responsabilizou o governo de Nicolás Maduro por "encorajar" grupos violentos a fim de afetar sua campanha, não só nesta ocasião, mas também em outras atividades nas quais, segundo assegurou, ocorreram incidentes violentos.

Falcón pediu ainda que se garanta "um processo eleitoral limpo, objetivo, transparente e, sobretudo, sem violência", e alertou que "qualquer coisa que acontecer a algum companheiro é responsabilidade do governo nacional e dos seus grupos armados".

Por sua vez, o comando de campanha do opositor disse que solicitará formalmente ações legais a respeito perante o Ministério Público.

Falcón se lançou na disputa eleitoral sem o apoio da Mesa da Unidade Democrática (MUD), a maior força política contra o governo, que decidiu não participar nos pleitos por considerá-los fraudulentos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos