Marido de britânica-iraniana presa no Irã pede intervenção de Theresa May

Londres, 2 abr (EFE).- Richard Ratcliffe, marido de Nazanin Ratcliffe, a cidadã britânica-iraniana presa no Irã há dois anos, pediu nesta segunda-feira à primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, que intervenha para conseguir sua libertação após o fracasso da tentativa feita em tal sentido pelo titular de Relações Exteriores, Boris Johnson.

"Nazanin ainda está na prisão, portanto, em linguagem simples, o ministro das Relações Exteriores não fez nada. A primeira-ministra é mais importante", disse Richard Ratcliffe em um ato no bairro londrino de Hampstead dois anos depois da detenção de Nazanin no aeroporto de Teerã.

A cidadã britânica-iraniana foi detida quando tentava sair do Irã após passar férias com sua filha Gabriella, e é acusada pelas autoridades iranianas de tentar derrubar o regime de Teerã.

"Assim como pressionamos para ver o ministro de Exteriores em um momento, (agora), se isso não for suficiente, temos que pressionar em outro nível e este é o da primeira-ministra", disse Ratcliffe.

Neste sentido, Ratcliffe insistiu que quer que Johnson, que durante a visita feita em dezembro a Teerã tentou perante as autoridades iranianos conseguir a libertação da mulher, seja mais claro agora sobre a situação atual do caso.

Ratcliffe não pode ver a mulher e a filha, que agora tem três anos e está aos cuidados de seus avôs, desde que foram detidas no aeroporto de Teerã em 3 de abril de 2016.

Nazanin Ratcliffe, que trabalhou para a agência "Thompson Reuters", foi presa sob a acusação de tentar derrubar o regime iraniano, algo que ela negou e insistiu que se tratou de uma viagem para passar as férias e ver sua família.

O Irã não reconhece a dupla nacionalidade, por isso que a embaixada britânica tem problemas para manter contato com a mulher. EFE

vg/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos