Putin visitará Turquia para cúpula sobre a Síria e acordos econômicos

Ancara, 2 abr (EFE).- O presidente russo, Vladimir Putin, visita a Turquia na terça-feira para participar de uma cúpula sobre a situação da guerra civil síria junto ao seu colegas turco e iraniano, informou nesta segunda-feira a agência "Anadolu".

Além disso, Putin presidirá junto ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, a sétima reunião do Conselho de Cooperação de Alto Nível entre a Turquia e a Rússia, uma organização estabelecida para tratar as relações bilaterais entre ambos países.

O presidente iraniano, Hassan Rohani, chegará a Ancara na quarta-feira para analisar junto a Erdogan e Putin os últimos avanços da guerra civil na Síria.

A reunião se centrará nas "zonas de distensão" que os três países acordaram estabelecer no processo de Astana sobre os passos a seguir para conseguir uma solução política à guerra na Síria.

Moscou é, junto ao Irã, o principal valedor do regime do presidente sírio, Bashar al Assad, enquanto Ancara respalda grupos opositores, alguns deles de orientação islamita, que combatem contra as forças de Damasco.

Amanhã está previsto que Putin e Erdogan tratem vários acordos comerciais bilaterais, entre os quais destaca-se a compra à Rússia de um sistema de defesa antiaéreo e antimísseis s400, criticado pela Otan por dificultar a interoperabilidade com Forças Armadas da Aliança.

Após o encontro, Erdogan e Putin colocarão a pedra fundamental para a construção da primeira usina de energia nuclear na Turquia, a central de Akkuyu, na província sulina de Mersin.

A engenharia da usina está em mãos da empresa russa Rosatom, embora o acordo preliminar estipule que 40% da construção poderia ser realizada por empresas turcas, mas ainda não há um acordo com nenhuma assinatura.

O primeiro convênio sobre a usina nuclear de Akkuyu foi feito em 2010, mas o projeto foi truncado por uma crise diplomática entre Ancara e Moscou em 2015-2016, provocada pela queda de um avião militar russo pela Turquia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos