Trump propôs a Putin se reunir na Casa Branca, aponta Kremlin

Moscou, 2 abr (EFE).- O presidente dos EUA, Donald Trump, propôs ao líder russo, Vladimir Putin, se reunir na Casa Branca, segundo informou nesta segunda-feira Yuri Ushakov, assessor do chefe do Kremlin.

"Quando nossos presidentes falaram (por telefone), Trump propôs (a Putin) se reunir pela primera vez em Washington, na Casa Branca", disse Ushakov à imprensa.

O Kremlin expressou hoje confiança que Washington não irá retirar a proposta feita em uma conversa que aconteceu em 20 de março, ou seja, antes da recente expulsão de diplomatas devido ao "caso Skripal".

Ushakov qualificou de "interessante" e "positiva" a ideia, embora tenha acrescentado imediatamente que ambos líderes não chegaram a falar de datas ou prazos concretos.

De fato, precisou que desde que aconteceu a conversa telefônica, o Kremlin e a Casa Branca não tinham abordado nenhum preparativo para um "possível encontro".

O diplomata admitiu que dada a tensão provocada pela expulsão de diplomatas e o fechamento de consulados, "certamente é difícil tratar a possibilidade de uma cúpula".

"Esperemos que a situação nos permita fazer. Como nós vemos, é algo importante e necessário para ambas as partes e para toda a comunidade internacional", afirmou.

Ushakov lembrou que a Rússia foi obrigada a responder "simetricamente" depois que os EUA adotaram decisões sobre a base de "acusações infundadas", mas expressou confiança que Washington irá reconsiderar sua postura e iniciar "um diálogo construtivo".

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou no final de março que Putin estava disposto a se reunir com Trump, que felicitou então pela reeleição nas eleições presidenciais de 18 de março.

A Rússia respondeu na quinta-feira aos EUA com a expulsão de 60 diplomatas americanos e o fechamento do consulado geral em São Petersburgo no marco do caso de Sergei Skripal, o ex-espião russo envenenado junto com sua filha no Reino Unido com um agente químico de fabricação russa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos