Trump receberá premiê japonês nos dias 17 e 18 para falar da Coreia do Norte

Washington, 2 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, nos próximos dias 17 e 18 em sua residência privada de Mar-a-Lago, na Flórida, para conversar sobre o encontro com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, informou nesta segunda-feira a Casa Branca.

"Os dois líderes conversarão sobre a campanha internacional para manter máxima pressão sobre a Coreia do Norte antes do planejado encontro do presidente Trump com o líder norte-coreano Kim Jong-un", afirmou a assessoria de imprensa da Casa Branca em um breve comunicado.

Além disso, Trump e Abe "reafirmarão a aliança entre EUA e Japão que é um pilar da paz, da estabilidade e da prosperidade na região do Indo-Pacífico", acrescentou a assessoria da Casa Branca.

Por último, a assessoria concluiu que os dois "explorarão maneiras de expandir os vínculos de comércio e investimentos justos e recíprocos entre ambos os países, duas das economias mais ricas e inovadoras do mundo".

Esta será a terceira reunião entre os dois desde a chegada de Trump à Casa Branca no início de 2017.

A presidência dos EUA se mostrou "cautelosamente otimista" de que haverá uma cúpula entre Kim e Trump, a primeira entre os líderes desses dois países, mas não quis confirmar a data antecipada pelo governo sul-coreano, que afirmou que o encontro ocorreria antes do fim de maio.

As possibilidades de negociação entre Pyongyang e Washington parecem cada vez mais próximas, especialmente depois que Kim viajou para a China na semana passada, em sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu o cargo em 2011, e se reuniu com o presidente desse país, Xi Jinping.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos