EUA detectam uso estrangeiro de equipamentos para grampear celulares no país

Washington, 3 abr (EFE).- O governo dos Estados Unidos detectou que agentes estrangeiros estão utilizando em Washington e em outras cidades do país dispositivos que permitem grampear e espionar celulares, de acordo com um documento do Departamento de Segurança Nacional ao qual a Agência Efe teve acesso nesta terça-feira.

Esses dispositivos, conhecidos como "IMSI Catchers" e normalmente usados pelas agências de segurança americanas, podem custar até US$ 200 mil. Eles são capazes de simular a atividade de uma torre de telefone celular, interceptando a conexão entre o aparelho atacado e a verdadeira torre da operadora do usuário.

Os EUA reconhecem no documento, pela primeira vez, a existência de agentes estrangeiros que utilizam a mesma tecnologia na capital do país, uma situação que poderia "ameaçar a segurança nacional", segundo o senador Ron Wyden, que enviou uma carta ao DHS pedindo informações sobre o assunto.

O DHS notou uma "atividade anormal" na região de Washington que "parece ser consistente com o uso de equipamentos IMSI", escreveu no documento Christopher Krebs, um funcionário do departamento.

No entanto, o DHS afirmou não saber quem estar por trás do uso desse tipo de dispositivo e destacou que precisa de mais recursos para investigar essas ameaças tecnológicas.

Chefe da Direção Nacional de Proteção e Programas do DHS, Krebs também disse que a mesma atividade foi detectada em outras cidades, mas não citou no relatório obtido pela Efe quais seriam elas.

"O uso de 'IMSI Catchers' por parte de atores maliciosos para rastrear e monitorar usuários de móveis é ilegal e ameaça a segurança das comunicações, o que causa riscos para a segurança, para a economia e para a privacidade", afirmou Krebs.

"Acreditamos que o uso malicioso do ISMI é um risco real e crescente", ressaltou o funcionário do DHS na carta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos