EUA tem número recorde de mulheres candidatas a governar estados em 2018

Washington, 3 abr (EFE).- Um número recorde de mulheres nos Estados Unidos se candidatou para governar seus estados nas eleições de novembro, segundo um estudo publicado nesta terça-feira pelo Centro para Mulheres e Política Americana (CAWP, na sigla em inglês).

Até o dia 30 de março, 40 mulheres tinham se apresentado como principais candidatas dos seus partidos para liderar os governos dos estados onde residem.

Esta onda política feminina conta com 24 candidatas democratas e 16 que se apresentam pelo Partido Republicano.

Este número supera o recorde anterior, estabelecido em 1994, quando 34 mulheres se candidataram ao cargo de governador de estado.

"Eleger mulheres governadoras não sós as coloca em posições executivas poderosas, mas também cria um grupo de futuras candidatas presidenciais", afirmou em comunicado a diretora do CAWP, Debbie Walsh.

O prazo para apresentar a candidatura ainda está aberto em 17 dos 36 estados em que serão realizadas eleições estaduais no próximo dia 6 de novembro, por isso o número final ainda pode aumentar.

Uma das candidatas mais midiáticas nos últimos meses foi a hispânica Lupe Valdez, uma mulher homossexual de 70 anos que foi xerife do condado de Dallas (Texas) e que se candidatou pelo Partido Democrata para tirar do poder o governador conservador Greg Abbott.

Por outro lado, o CAWP estimou que mais de 400 mulheres tentarão chegar à Câmara dos Representantes dos EUA nas eleições, enquanto 50 farão o mesmo para ocupar uma posição no Senado.

Atualmente, há 1.866 mulheres membros de legislaturas estaduais em todo o país, o que representa aproximadamente um quarto do total das cadeiras legislativas, segundo dados da Conferência Nacional de Legislaturas Estaduais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos