Milhares de pessoas pressionam STF nas ruas por prisão de Lula

São Paulo, 3 abr (EFE).- Milhares de pessoas saíram às ruas das principais cidades do país nesta terça-feira pra pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF), que julga amanhã o habeas corpus preventivo solicitado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que lhe poderia deixar a um passo da prisão após ser condenado por corrupção.

Os protestos foram convocados pelo movimento "Vem Pra Rua", que adquiriu protagonismo durante as manifestações contra a corrupção em 2015, e se repetiram em dezenas de cidades em mais de 20 dos 27 estados do país.

O foco das concentrações de hoje foi a favor da prisão de Lula, condenado no último mês de janeiro a 12 anos de prisão por um tribunal de segunda instância que lhe considerou culpado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um caso investigado pela Operação Lava Jato.

Um dos protestos mais intensos foi o que aconteceu na Avenida Paulista, onde os manifestantes, muitos dos quais estavam vestidos com camisetas e bandeiras do Brasil, exigiram a prisão do ex-presidente.

Com as mesmas reivindicações, os protestos se repetiram na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, assim como em Brasília e em outras cidades como Recife e Curitiba.

Para quarta-feira também há protestos convocados em diferentes pontos do Brasil, tanto a favor como contra o líder do PT, que na véspera pediu em um ato público que lhe devolvam sua "inocência". EFE

cms-ass/rsd

(foto) (vídeo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos