Ministros de Exteriores da China e da Coreia do Norte se reúnem em Pequim

Pequim, 3 abr (EFE).- O ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, se reuniu nesta terça-feira em Pequim com seu colega norte-coreano, Ri Yong-ho, um encontro que continua com a aproximação entre os dois países após anos de tensões e no qual o chanceler chinês agradeceu os esforços de Pyongyang para a desnuclearização.

Wang destacou a Ri que a China "aprecia o compromisso da Coreia do Norte para a desnuclearização da península e os grandes esforços que realizou para melhorar a situação na região", segundo um comunicado do Ministério de Relações Exteriores chinês.

O também conselheiro de Estado insistiu que a China apoia as próximas duas cúpulas que o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, prepara com seus colegas da Coreia do Sul (Moon Jae-in) e o dos EUA (Donald Trump), e ressaltou que a China "continuará promovendo as conversas de paz".

Ri indicou que a Coreia do Norte manterá uma comunicação "estratégica" com a China em questões relacionadas com a península, "seguindo as direções marcadas pelos líderes dos dois países" no encontro que na semana passada mantiveram na capital chinesa o presidente da China, Xi Jinping, e o líder máximo norte-coreano, Kim Jong-un.

O titular de Relações Exteriores norte-coreano está em Pequim fazendo escala em sua viagem para o Azerbaijão, onde participará entre os dias 4 e 5 de abril de uma conferência do Movimento dos Países Não-Alinhados, como parte de uma excursão que inclui uma visita oficial à Rússia.

A escala do chefe da diplomacia norte-coreana acontece apenas uma semana depois de Kim realizar uma histórica visita secreta à China, em sua primeira viagem ao exterior desde sua chegada ao poder em dezembro de 2011.

Essa visita reabriu os laços com o regime comunista chinês, grande aliado econômico e ideológico de seu país há décadas, que tinham ficado paralisadas pelo desacordo da China com o programa nuclear e balístico norte-coreano e o conseguinte apoio de Pequim às sanções das Nações Unidas contra Pyongyang.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos