Topo

Presidente palestino reúne-se com chefe de Inteligência do Egito

03/04/2018 17h54

Jerusalém, 3 abr (EFE).- O presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, se reuniu nesta terça-feira com o chefe da Inteligência egípcia, Abbas Mustafa Kamel, com quem debateu os últimos eventos na região e os esforços em andamento, promovidos pelo Egito, para conseguir a reconciliação palestina.

Abbas recebeu no palácio de Ramala, no território ocupado da Cisjordânia, Kamel e sua delegação, que lhe transmitiram "uma importante mensagem" do recém reeleito presidente egípcio, Abdul Fatah al Sisi, segundo informou a agência oficial de notícias palestinas "Wafa", sem dar mais detalhes.

Segundo esta agência, o dirigente palestino reforçou as boas relações entre ambos povos e lideranças.

Além disso, agradeceu os grandes esforços liderados pelo Egito para avançar na reconciliação palestina "e apoiar os direitos e a justa causa do povo palestino".

Hoje a Liga Árabe apoiou por unanimidade, durante uma reunião extraordinária realizada no Cairo, o pedido apresentado pela Palestina perante o Tribunal Penal Internacional (TPI) para que abra uma investigação urgente sobre a morte na sexta-feira passada de 18 manifestantes em enfrentamentos com o exército israelense, na fronteira entre Gaza e Israel.

O partido islamita Hamas, que governa em Gaza, e os nacionalistas do Fatah - formação liderada por Abbas e que dirige a Autoridade Nacional Palestina - na Cisjordânia alcançaram um acordo em outubro, graças ao respaldo egípcio, pelo qual o Hamas se comprometia a ceder o poder da Faixa depois de mais de dez anos de divisão política.

No entanto, esta transferência de poder ainda não se completou. EFE

mss/rsd