Rebeldes houthis lançam míssil contra petroleiro saudita no Mar Vermelho

Riad/Sana, 3 abr (EFE).- Os rebeldes xiitas houthis lançaram nesta terça-feira um míssil contra um petroleiro saudita que navegava a oeste do porto da Al Hudaydah, no Mar Vermelho, informou a coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita e fontes rebeldes.

O míssil foi lançado às 13h30 locais (7h30 em Brasília) e atingiu um petroleiro que navegava em águas internacionais, indicou em comunicado o porta-voz da coalizão, Turki al Maliki.

O porta-voz acrescentou que uma embarcação da aliança de países árabes "abortou" a continuação dos ataques por parte dos houthis graças a "uma intervenção rápida" das forças navais.

O impacto do foguete não produziu grandes danos no petroleiro, que prosseguiu sua rota rumo ao norte acompanhado de um navio da coalizão, segundo Maliki, que não ofereceu mais detalhes.

Segundo o coronel, o "ataque terrorista é uma ameaça perigosa para a liberdade da navegação e do comércio mundial" na região do estreito de Bab el Mandeb, a porta de entrada para o Mar Vermelho.

Os rebeldes houthis, que contam com apoio do Irã e controlam a maior parte de Al Hudaydah, reivindicaram a autoria do disparo do míssil, que tinha como alvo "um navio da coalizão", assinalaram à Agência Efe fontes das milícias, sem oferecer mais detalhes.

Os ataques com mísseis por parte dos rebeldes contra alvos sauditas se transformaram em uma prática habitual nos últimos meses. No entanto, na maioria das ocasiões, os ataques não deixaram vítimas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos