Vazamento de óleo em baía da Indonésia deixa cinco mortos

Jacarta, 3 abr (EFE).- Cinco pessoas morreram após o vazamento de óleo combustível que começou durante o fim de semana e que é combatido na baía de Balikpapan, porto indonésio na ilha de Bornéu, onde as autoridades declararam estado de emergência.

As vítimas mortais são cinco pessoas que praticavam pesca recreativa quando ocorreu o vazamento, segundo o chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate em Balikpapan, Oktavianto, que, como muitos indonésios, utiliza um só nome.

O porta-voz afirmou que os gases do incêndio ocorrido pelo vazamento, que foi contido, afetaram centenas de pessoas, que tiveram problemas respiratórios e náuseas.

As autoridades ainda não determinaram a causa do vazamento e nem o dano causado à economia e ao meio ambiente.

O vazamento afeta a costa leste e norte dessa cidade, a segunda maior da província de Kalimantan Oriental (Bornéu Oriental), e já cobre uma superfície de cerca de 12 quilômetros quadrados.

A companhia Pertamina, que tem uma refinaria de petróleo na zona, assegurou à imprensa local que o vazamento é de combustível para embarcações e negou qualquer responsabilidade.

A Indonésia compartilha a ilha de Bornéu, rica em recursos naturais, com a Malásia e Brunei.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos