Topo

Começam preparativos de reunião de ministros de Interior do Mercosul em junho

04/04/2018 13h52

Assunção, 4 abr (EFE).- Representantes dos diferentes Ministérios do Interior e forças policiais dos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) iniciaram nesta quarta-feira em Assunção os preparativos da reunião de ministros de Interior do bloco, que acontecerá em junho em Assunção.

O Paraguai, que exerce a presidência temporária do Mercosul, sediará este ato para tratar temas de segurança interna nos diferentes países-membros, informou o Ministério do Interior do país.

A intenção deste encontro prévio na capital paraguaia é delinear os diferentes temas que serão abordados na 41ª Reunião de Ministros do Interior e Segurança do Mercosul.

Os debates se centrarão em fenômenos delitivos como narcotráfico, terrorismo, tráfico de pessoas, contrabando, problemas migratórios, lavagem de dinheiro e troca de informações entre as diferentes forças de segurança.

Além disso, o encontro entre titulares dos ministérios do Interior será a oportunidade para abordar temas comuns a todos os países do bloco, como o deslocamento de grupos criminosos em nível transnacional.

Para isso, foram criados grupos especializados em diversas matérias, como segurança pública, informática e comunicações, capacitação, migração, terrorismo e refugiados.

Cada delegação aproveitou a oportunidade dada na reunião de hoje em Assunção, que se prolongará por mais dois dias, para mostrar aos demais participantes as diferentes técnicas e procedimentos desenvolvidos em cada país.

O objetivo destas reuniões é construir uma agenda de trabalho com temas comuns aos quatro países do Mercosul que possa ser abordada em junho, quando os máximos representes de cada ministério se reunirão em Assunção.