Rússia, Turquia e Irã prometem lutar juntos contra "terroristas" na Síria

Ancara, 4 abr (EFE).- Os presidentes de Rússia, Irã e Turquia manifestaram nesta quarta-feira, em uma cúpula realizada em Ancara, seu compromisso de trabalhar juntos a favor do fim do conflito armado na Síria e lutar contra "as organizações terroristas".

Em um pronunciamento à imprensa após a reunião, o líder turco, Recep Tayyip Erdogan, ressaltou a necessidade de combater "todas as organizações terroristas, sem distinção", em referência às milícias curdo-sírias.

O dirigente iraniano, Hassan Rohani, disse que "alguns países, como os Estados Unidos, queriam utilizar as organizações terroristas como ferramentas".

Por sua vez, o presidente russo, Vladimir Putin, denunciou que "os terroristas tentam envenenar o processo de pacificação" que, afirmou, já está acontecendo na Síria após a derrota do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Os três líderes assinaram, além disso, uma declaração conjunta, divulgada pela emissora "NTV", que prevê encontrar uma "solução duradoura" para a Síria, acelerando o chamado "processo de Genebra", sob mediação da ONU.

O texto lembra que "a única intervenção estrangeira efetiva" a favor da paz até agora foi o "processo de Astana", patrocinado por Turquia, Rússia e Irã.

A declaração pede igualmente que a luta para "erradicar o Estado Islâmico, a Frente Al Nusra e todos os grupos vinculados à Al Qaeda ou ao Daesh (acrônimo em árabe do EI)" continue.

Mas pede a diferenciação destas "organizações terroristas" de "grupos armados da oposição que participam ou participarão do cessar-fogo" e "prioridade à prevenção da morte de civis".

A paz, acrescenta a nota, será alcançada mediante eleições "livres, justas e transparentes das quais participem todos os sírios e que sejam realizadas sob a oportuna observação das Nações Unidas". EFE

dt-iut/cs

(foto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos