Lula está com a "consciência dos inocentes", afirma Gleisi Hoffmann

São Paulo, 5 abr (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está "sereno" e com a "consciência dos inocentes ", depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou ontem o habeas corpus apresentado por sua defesa para evitar a prisão imediata, disse nesta quinta-feira a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Hoffmann, que se reuniu nesta quinta-feira com o ex-presidente em São Paulo, ressaltou que a prisão de Lula, que pode ser decretada nos próximos dias, será "política" e constituirá um ato de violência contra o líder petista.

A presidente do PT também reiterou que o ex-governante, que lidera todas as pesquisas de intenções de voto para as eleições presidenciais de outubro, continua sendo o único candidato da legenda.

Hoffmann se deslocou hoje até a sede do Instituto Lula para um encontro com ex-presidente, que reuniu sua equipe de defesa e alguns dos seus aliados políticos, entre eles sua sucessora na presidência, Dilma Rousseff, para analisar a situação.

Lula pode ser preso nos próximos dias depois que o plenário do STF rejeitou, por seis votos a cinco, o recurso apresentado pelos advogados do ex-presidente para poder seguir apelando em liberdade da condenação a 12 anos de prisão.

Para a presidente do PT, a prisão de Lula "marcará negativamente a imagem do Brasil" e transformará o país em uma "república das bananas".

O diretório nacional do Partido dos Trabalhadores convocou hoje uma reunião em São Paulo para analisar os próximos passos da legenda.

Publicamente, o partido não menciona um "plano B" para as eleições do próximo dia 7 de outubro, embora internamente alguns setores já tenham começado a avaliar algumas alternativas, como a do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos