Projeto de Carlinhos Brown promove entre crianças o uso seguro da energia

Rio de Janeiro, 5 abr (EFE).- Paxuá e Paramim, dois personagens infantis criados pelo artista Carlinhos Brown, ensinarão às crianças o uso seguro da energia, em virtude de um acordo entre a companhia Neoenergia e o Unicef firmado nesta quinta-feira no Rio de Janeiro.

Por meio de histórias protagonizadas por Paxuá e Paramim, dois pequenos indígenas, milhares de crianças de comunidades do Nordeste aprendem como evitar, por exemplo, que uma pipa que fique presa em cabos de energia se transforme em uma arma letal.

A iniciativa é utilizada em ações educativas focadas em crianças de 3 a 10 anos pelas distribuidoras da Neoenergia, empresa que neste ano passou a ser controlada pela espanhola Iberdrola.

"É preciso evitar a perda de vidas", afirmou hoje Mario Ruiz-Tagle, presidente da Neoenergia, durante a renovação do acordo que a companhia tem com o Unicef.

Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil, ressaltou a importância deste tipo de projeto, que gerou uma melhora do rendimento escolar nas comunidades envolvidas, uma queda dos índices de evasão escolar e, inclusive, da mortalidade infantil.

Carlinhos Brown, por sua vez, frisou a necessidade de "educar para a paz" e enviar uma mensagem de confiança às crianças e adolescentes nas comunidades.

"Não somos um país pobre, somos um país que não encontra desenvolvimento para sair da pobreza", destacou o artista, que será nomeado embaixador ibero-americano da cultura no próximo dia 11.

"Sempre digo às crianças: cresçam para se transformarem em bons cidadãos. Acreditem no que vocês podem fazer, e este país e a América Latina inteira encontrarão o desenvolvimento sonhado e acabarão com essa imagem de que somos pobres ou uma sociedade de escravos", acrescentou.

O acordo entre Neoenergia e Unicef, assinado inicialmente em 2014, prevê ações sociais em 466 municípios de Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde vivem cerca de 4 milhões de crianças e adolescentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos