Trump elogia México por dissolver caravana de imigrantes centro-americanos

Washington, 5 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o México e suas "fortes leis migratórias" por ter dissolvido a "caravana" de imigrantes centro-americanos, de maneira que se evitou uma "cena gigantesca na fronteira".

"A Caravana está dissolvida em grande medida graças às fortes leis migratórias do México e a sua vontade de usá-las de maneira a não causar uma gigantesca cena na fronteira", escreveu Trump em sua conta no Twitter.

O presidente acrescentou que "graças à atuação da Administração Trump os cruzamentos na fronteira estão em um nível não visto há 46 anos, embora continue sendo inaceitável".

"Vamos parar as drogas!", disse o presidente americano em seu tuíte.

Na quarta-feira, Trump assinou uma ordem para posicionar "o mais rápido possível" um número não determinado de militares da Guarda Nacional na fronteira com o México, em uma tentativa de mostrar força ao que considera um aumento intolerável da imigração ilegal.

Desde domingo, o presidente vem falando sobre esta caravana, depois que seu programa de televisão favorito, o "Fox&Friends", se referiu a uma caravana de centenas de imigrantes centro-americanos que percorria o México em direção aos EUA.

Trump chegou a ameaçar o México de cancelar o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (TLCAN) e Honduras de retirar a ajuda externa para o país se não parassem a caravana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos