Trump planeja receber Merkel pela segunda vez na Casa Branca

Washington, 5 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja receber em breve na Casa Branca a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, no que será o segundo encontro entre os dois em Washington desde que o republicano chegou ao poder.

Um porta-voz do governo americano confirmou hoje que a visita de Merkel está sendo organizada, mas não quis fixar data porque os dois países ainda estão negociando os detalhes do encontro.

O jornal alemão "Bild" afirmou que a reunião vai ocorrer no dia 27 de abril, mais de um ano depois da primeira visita.

Nesse encontro, no dia 17 de março de 2017, as discordâncias entre Trump e Merkel foram evidenciadas, especialmente em temas como o comércio internacional, a Otan e a imigração.

Vários vídeos do encontro mostram o constrangimento de Merkel por estar ao lado de Trump. Quando os fotógrafos entraram no Salão Oval, a chanceler alemã pergunta ao presidente americano se ele quer dar um aperto de mão para as fotos. Trump a ignora.

Meses depois, Merkel revelou que perguntou a Trump sobre o motivo da indelicadeza. O presidente americano respondeu que já tinha cumprimentado a chanceler duas vezes.

Em julho, antes da cúpula do G20 em Hamburgo, na Alemanha, Merkel encontrou Trump outra vez. O objetivo era aproximar a Casa Branca do consenso em defesa do livre comércio e da luta contra a mudança climática, dois dos eixos do evento, pouco depois de o presidente americano ter retirado os EUA do Acordo de Paris.

No comunicado final da cúpula, as divergências voltaram à tona. Todas as potências do G20, menos os Estados Unidos, ratificaram apoio ao Acordo de Paris, classificando-o como "irreversível" e defenderam que ele seja aplicado o mais rápido possível.

Caso a data antecipada pelo "Bild" seja confirmada, o encontro acontecerá três dias depois de Trump receber o presidente da França, Emmanuel Macron, que será homenageado com um jantar de Estado, o primeiro do republicano desde que chegou ao poder.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos