Rajoy expressa respeito à Justiça alemã e nega ter falado com Merkel

Sevilla (Espanha), 7 abr (EFE).- O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, expressou neste sábado respeito a todas as decisões judiciais, tantas espanholas como alemãs, e garantiu que não falou com a chanceler alemã, Angela Merkel, sobre a situação do ex-presidente catalão Carles Puigdemont.

Em entrevista à imprensa durante a sua participação em uma convenção do partido governamental PP (centro-direita), Rajoy foi questionado sobre a decisão da Justiça alemã de libertar Puigdemont - detido na Alemanha em virtude de uma ordem europeia de detenção solicitada pela Espanha - e de não considerar a sua extradição por um suposto crime de rebelião.

Rajoy explicou que o governo espanhol assumiu a responsabilidade ao iniciar as medidas estabelecidas pela Constituição espanhola, ao dissolver o governo catalão em outubro após a declaração de independência, e expressou a necessidade que de formação de um Executivo que precisa de um candidato viável e que cumpra a lei.

"São decisões judiciais. Sempre disse, e reitero agora, que as decisões judiciais são cumpridas e acatadas porque esse é o Estado de Direito e o império da lei", acrescentou, ao se referir tanto às decisões dos tribunais espanhóis como de outros países.

Puigdemont foi libertado na última sexta-feira com o pagamento de uma fiança depois de ficar 12 dias na prisão alemã de Neumünster.

O presidente do governo espanhol ressaltou que Puigdemont é uma pessoa que está sendo processada na Espanha e que é foragida da Justiça.

Além disso, garantiu que não falou com Angela Merkel sobre esse assunto e nem pensa em fazê-lo porque trata-se de uma questão dos tribunais.

"Há uma separação de poderes e os governos não intervêm em nada neste assunto. O tema é absolutamente judicial", ressaltou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos