Começa evacuação de rebeldes sírios de Duma após novo acordo

Cairo, 8 abr (EFE).- A evacuação de combatentes rebeldes, seus familiares e civis da cidade síria de Duma, nos arredores de Damasco, começou hoje em virtude de um novo acordo com as autoridades, informaram fontes oficiais e ativistas.

O primeiro comboio que partiu de Duma, a maior cidade de Ghouta Oriental, tinha cerca de 40 ônibus, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos e a agência oficial "Sana".

De forma simultânea, começou a libertação dos milhares de prisioneiros e civis que estavam em poder do Exército do Islã, facção que até hoje controla Duma, segundo a "Sana".

O acordo de evacuação foi alcançado em negociações entre este grupo islamita e a Rússia, que apoia das autoridades de Damasco, depois de dois dias de escalada de violência em Duma e após o fracasso do primeiro acordo entre as partes, alcançado na semana passada.

Este acordo, que permite a evacuação dos combatentes do Exército do Islã ao norte da província de Aleppo, perto da fronteira com a Turquia, em troca da libertação dos detidos, aconteceu um dia depois de ser registrado um ataque químico em Duma.

A Defesa lateral Civil Síria, também conhecida "capacetes brancos", e a ONG Sociedade Médica Síria Americana denunciaram que as forças leais ao presidente sírio, Bashar al Assad, perpetraram no sábado um ataque químico em Duma que causou a morte de pelo menos 42 civis e feriu outros 500.

Tanto as autoridades sírias quanto a Rússia negaram de maneira contundente o uso de armas químicas nos bombardeios de Duma e nenhuma outra fonte independente o confirmou.

A cidade de Duma é a última da região de Ghouta Oriental que ainda está sob o controle dos rebeldes, depois que as forças governamentais conseguiram retomar a maior parte dessa região dos arredores de Damasco após lançar uma ofensiva em fevereiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos