Parlamento catalão debaterá escolha do presidente regional em 13 de abril

Barcelona (Espanha), 9 abr (EFE).- O parlamento regional catalão debaterá na próxima sexta-feira, dia 13 de abril, a candidatura do independentista Jordi Sánchez - em prisão preventiva - à presidência da autonomia espanhola da Catalunha, que há 20 dias estava disposto a renunciar à sua condição de deputado e a deixar a política para ficar em liberdade.

O presidente do parlamento, Roger Torrent, assinou nesta segunda-feira o decreto de convocação do plenário de posse, após designar Sánchez pela segunda vez candidato depois das eleições regionais de 21 de dezembro do ano passado.

Sánchez, processado por rebelião, terá que pedir uma permissão judicial para poder comparecer ao debate e votação de posse no parlamento catalão, em Barcelona, algo que já foi negado pelo juiz espanhol do Tribunal Supremo (TS) Pablo Llarena, em 9 de março, quando foi candidato pela primeira vez.

Posteriormente, em 20 de março, Sánchez afirmou perante o TS que renunciaria ao cargo de deputado e inclusive abandonaria a política para sair em liberdade como argumento de um recurso contra sua prisão preventiva.

Sánchez foi proposto candidato pela segunda vez depois que Torrent consultou grupos políticos do parlamento regional, onde os independentistas são maioria.

O candidato teve que renunciar em uma primeira ocasião ao não contar com a permissão judicial citada, como também renunciou "provisoriamente" o ex-presidente catalão Carles Puigdemont, ao se encontrar no exterior foragido da justiça espanhola.

Um terceiro candidato, Jordi Turull, também não pôde se submeter a uma segunda votação parlamentar - perdeu a primeira - ao ser também processado e preso em relação ao processo independentista iniciado na Catalunha em 2017. Os três pertencem à coalizão eleitoral JXCat (centro-direita).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos