Presidente da Nigéria tentará reeleição em 2019

Abuja, 9 abr (EFE).- O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, tentará a reeleição nas eleições que serão realizadas em fevereiro de 2019, segundo informou nesta segunda-feira seu assistente pessoal, Bashir Ahmad.

O chefe de Estado comunicou oficialmente sua candidatura perante o Comitê Executivo de seu partido, o Congresso de Todos os Progressistas.

"O presidente acaba de anunciar oficialmente sua intenção de tentar a reeleição em 2019", informou seu assistente através do Twitter.

As eleições presidenciais na Nigéria estão programadas para 16 de fevereiro de 2019.

Buhari foi investido em 29 de maio de 2015, tornando-se a primeira pessoa de um partido opositor a conquistar o poder, ao superar nas urnas o ex-presidente Goodluck Jonathan e alcançar 54% dos votos.

O atual presidente já tinha expressado seus desejos de voltar a concorrer, ainda que esta seja a primeira confirmação oficial, após as dúvidas suscitadas por uma doença que o manteve ausente do país por vários meses no ano passado.

A primeira visita médica de Buhari ocorreu em 19 de janeiro do ano passado e se estendeu por dois meses, após a qual houve outra estadia de três meses em junho de 2017.

Buhari, de 74 anos, é muçulmano, de etnia fulani e do estado do norte central de Katsina, e liderou o país entre 1983 e 1985 após dar um golpe de estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos