Rajoy chega à Argentina para visita oficial e se reunirá com Macri amanhã

Buenos Aires, 9 abr (EFE).- O presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, chegou nesta segunda-feira a Buenos Aires para uma visita oficial e amanhã será recebido pelo presidente da Argentina, Mauricio Macri, na Casa Rosada.

O avião da Força Aérea Espanhola pousou às 20h em Buenos Aires. Do aeroporto, Rajoy foi até o hotel onde permanecerá na capital do país. A agenda oficial da visita começa amanhã, quando o presidente do governo da Espanha irá à estátua do herói da independência argentina, general José San Martín.

Na sequência, Rajoy presidirá um fórum empresarial organizado por ocasião da viagem e se reunirá com Macri na Casa Rosada. Os dois presidentes assinarão memorandos de entendimento nos âmbitos de gestão de recursos hídricos e tecnologias de informação.

Segundo fontes do governo espanhol, Rajoy e Macri analisarão as relações entre os dois países e temas como a negociação entre a União Europeia (UE) e o Mercosul. Outro assunto na pauta é a situação da América Latina, em especial na Venezuela. Ambos defenderão a convocação de eleições no país com garantias democráticas.

A Espanha anunciará que apoia a adesão da Argentina à Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, e Rajoy pedirá que Macri respalde a aspiração espanhola de ser membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU para o biênio 2031-2032.

Sobre as negociações entre UE e Mercosul, Rajoy pretende voltar a evidenciar que a Espanha é o maior defensor de um acordo entre os blocos na Europa.

A viagem será concluída com uma visita na quarta-feira do presidente do governo da Espanha ao Congresso da Argentina, onde Rajoy se reunirá com os presidentes do Senado e da Câmara de Deputados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos