Tentativa de fuga em massa deixa 20 mortos em prisão no Pará

Rio de Janeiro, 10 abr (EFE).- Pelo menos 20 pessoas morreram, entre elas um agente penitenciário e 19 detentos, em uma tentativa de fuga frustrada nesta terça-feira em uma prisão na região metropolitana de Belém.

O incidente aconteceu na tarde de hoje no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III, quando um grupo de homens armados tentou invadir o centro carcerário para ajudar em uma fuga em massa promovida por vários presos, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Além do guarda, entre as vítimas estão presos que pretendiam fugir e alguns dos homens armados que atacaram o complexo penitenciário. Outros quatro agentes penitenciários ficaram feridos no confronto armado entre os guardas que protegiam o presídio, os indivíduos que o atacaram e alguns dos presos que tentavam fugir e que estavam armados.

Segundo as autoridades, os homens armados que tentaram apoiar a fuga utilizaram explosivos para derrubar o muro de um pátio no qual estavam os reclusos. Após a explosão houve uma intensa troca de tiros que só terminou com a chegada de reforços policiais.

Os agentes penitenciários apreenderam dois fuzis, três pistolas e dois revólveres que estavam juntos aos corpos.

O centro carcerário atacado é uma das unidades que fazem parte do Complexo Prisional de Santa Izabel, um dos municípios da região metropolitana de Belém.

Esta unidade conta com 659 reclusos apesar da capacidade para 432 e, além da elevada aglomeração, suas condições sanitárias são consideradas deficientes pelas organizações de defesa dos direitos humanos.

Ao final da tarde, a Secretaria de Segurança Pública carecia informações de quantos presos estão entre as vítimas e se alguns dos reclusos conseguiram fugir.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos