Vice-presidente dos EUA viajará para Cúpula das Américas, mas não à Colômbia

Washington, 10 abr (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, confirmou nesta terça-feira que substituirá o presidente do país, Donald Trump, na Cúpula das Américas, mas revelou que não irá à Colômbia, país incluído no roteiro inicial do republicano.

Uma fonte da Casa Branca confirmou à Agência Efe a presença de Pence na Cúpula das Américas, em Lima, no Peru, depois de Trump ter cancelado a participação no evento devido à crise na Síria.

"O vice-presidente espera promover políticas que levem a uma maior força da economia dos EUA e quer trabalhar estreitamente com os aliados da América Latina para responsabilizar os atores antidemocráticos da região por suas ações", afirmou o chefe-adjunto do gabinete de Pence, Jarrod Agen, em comunicado.

Na nota, Pence disse estar "honrado" de representar os EUA na oitava edição da Cúpula das Américas, que começa na próxima sexta-feira, a pedido do presidente americano.

O comunicado lembra que o vice-presidente já viajou no ano passado para se reunir com os presidentes de Argentina, Chile, Colômbia e Panamá para aumentar a pressão sobre o regime de Nicolás Maduro na Venezuela e negociar melhores acordos comerciais para beneficiar os trabalhadores americanos.

A viagem seria a primeira de Trump à América Latina desde que o empresário chegou ao poder em janeiro de 2017.

"O presidente permanecerá nos EUA para supervisionar a resposta americana à Síria e monitorar os acontecimentos globais", explicou a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, em comunicado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos