Colégios eleitorais são abertos no Azerbaijão para eleições presidenciais

Baku, 11 abr (EFE).- Os colégios eleitorais para as eleições que nesta quarta-feira elege o presidente do Azerbaijão para os próximos sete anos abriram às 8h (horário local, 1h de Brasília) em um clima de tranquilidade, de acordo com informações das autoridades do país.

Embora haja oito candidatos, é dada como certa a vitória do atual presidente, Ilham Aliyev, no poder há 15 anos, e que busca seu quarto mandato consecutivo.

Os lugares de votação permanecerão abertos até às 19h (hora local, 12h de Brasília), quando terá início a apuração.

Cerca de 5,2 milhões de eleitores poderão exercer seu direito a voto em 5.641 colégios eleitorais.

A legislação eleitoral do país não exige um mínimo de participação popular para que as eleições sejam declaradas válidas.

Para vencer no primeiro turno é necessária a maioria absoluta, e se nenhum dos candidatos obtiver 50% mais um voto, os dois mais votados passarão para o segundo turno.

No entanto, é extremamente improvável que tal cenário ocorra, dado o histórico eleitoral de Aliyev, quem sucedeu seu pai, Heydar, como presidente do país.

O atual mandatário, de 56 anos, venceu as primeiras eleições presidenciais, em 2003, com 79,46% dos votos e foi reeleito em 2008 e 2013 com o 88 e 84,6%, respectivamente.

A oposição decidiu boicotar o pleito e anunciou que não reconhecerá seus resultados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos