Eurodeputada pede liberdade de Lula perante Eurocâmara

Bruxelas, 11 abr (EFE).- A eurodeputada do Bloco Nacionalista Galego (BNG) Ana Miranda, acompanhada de outros eurodeputados de diferentes partidos políticos, mostraram nesta quarta-feira apoio e pediram a libertação do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva perante as portas do Parlamento Europeu.

Miranda denunciou em declarações à Agência Efe "a perseguição política que Lula está sofrendo contra sua pessoa e seu mandato" e afirmou que "há muitas dúvidas sobre o processo jurídico e cada vez há mais críticas por parte de juristas que consideram que o ex-presidente sofreu assédio midiático".

"Me parece uma vergonha que esteja ocorrendo esta situação e pedimos a libertação e que Lula possa concorrer às eleições como o candidato favorito que é", recalcou a eurodeputada.

Compareceram, pela parte da delegação latino-americana, o secretário de Relações Internacionais da Central dos Trabalhadores Argentinos (CTA), Roberto Baradel; a parlamentar do Mercosul e legisladora da Frente Ampla do Uruguai, Lilian Galán, e o vice-presidente do Parlasur, o brasileiro Arlindo Chinaglia, entre outros.

Chinaglia afirmou que "não há provas contra Lula e não pode ser condenado e, portanto, não pode ser preso, porque foi vulnerado o artigo 5 parágrafo 57 da Constituição Federal".

Na mesma linha, representantes da CTA em Bruxelas manifestaram "preocupação" pelos eventos que estão ocorrendo no Brasil e na Argentina e pelo "enfraquecimento da democracia" e reivindicaram "a solidariedade do Parlamento e da sociedade europeia".

Está previsto que hoje sejam realizadas manifestações diante da embaixada do Brasil em Bruxelas e será promovido um manifesto feito por todos os deputados progressistas da Eurocâmara em apoio a Lula. EFE

pth/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos