Guterres exige ao Conselho de Segurança unidade sobre armas químicas na Síria

Nações Unidas, 11 abr (EFE).- O secretário-geral da ONU, António Guterres, insistiu nesta quarta-feira no Conselho de Segurança sobre a necessidade de levar os responsáveis pelo uso de armas químicas na Síria a prestar contas.

Guterres, através de seu porta-voz, reiterou que o Conselho deve assumir sua responsabilidade, um dia depois que o máximo órgão de decisão das Nações Unidas fracassou em suas tentativas de adotar uma resolução após o suposto ataque químico no final da semana em Duma.

"É preciso haver um mecanismo através do qual se prestem contas", disse o porta-voz, Stéphane Dujarric.

Na terça-feira, a Rússia - que em novembro bloqueou a continuidade de um mecanismo desse tipo já existente - vetou uma proposta dos EUA para pôr em andamento outro parecido.

O Conselho de Segurança, além disso, rejeitou outra iniciativa russa a respeito e também um segundo texto apresentado por Moscou para expressar apoio à investigação que os especialistas da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) irão realizar sobre o ocorrido em Duma.

Dujarric lembrou que essa investigação só resolverá "metade" da questão, pois ainda que seja possível determinar os fatos, não tem mandato para apontar os responsáveis.

Segundo o porta-voz, Guterres e sua equipe estão mantendo contatos com diferentes atores sobre a questão química na Síria.

Dujarric, enquanto, não quis responder a perguntas sobre uma possível ação militar americana contra a Síria em resposta ao suposto ataque químico, sublinhando que por enquanto é algo hipotético.

Segundo insistiu, agora mesmo a principal preocupação de Guterres é o "destino da população civil síria" e a falta de avanços para pôr fim à guerra no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos