Procuradores alemães e espanhóis planejam reunião em Haia sobre Puigdemont

Berlim, 11 abr (EFE).- Representantes da Procuradoria de Schleswig-Holstein (norte da Alemanha) e procuradores espanhóis preparam uma reunião em Haia (Holanda) para abordar o pedido de extradição do ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont.

Fontes da Procuradoria alemã confirmaram à Agencia Efe esse encontro, embora sem especificar quando irá acontecer, só que será "em breve", e explicaram que seu objetivo é conseguir "da forma mais rápida e eficiente" as informações que precisam de seus colegas espanhóis.

Outras possibilidades, como fazer estes requerimentos por escrito, poderiam "prolongar" o processo de troca de informação, afirmou procuradora-geral de Schleswig-Holstein, Wiebke Höffelner.

A reunião vai acontecer em Haia porque é lá onde fica a sede da Eurojust, a unidade de cooperação judicial entre os países-membros da União Europeia (UE).

A Procuradoria de Schleswig-Holstein, o estado federado por onde Puigdemont entrou na Alemanha no último dia 25 de março e onde foi imediatamente detido, resolveu há uma semana pedir à Audiência Territorial do mesmo "Land" sua extradição à Espanha.

Em sua resolução, respaldava em todos os pontos o pedido do Tribunal Supremo da Espanha, tanto no que concerne à acusação de rebelião, como ao de desvio de verbas públicas, enquanto decidia mantê-lo na prisão de Neumünster, onde tinha o político catalão foi detido.

Dois dias depois, a Audiência resolveu desprezar a acusação de rebelião e decretou a liberdade condicional de Puigdemont, pagando uma fiança de 75 mil euros.

Na resolução eram requeridas, além disso, informações adicionais e concretas sobre a acusação de desvio de verba pública, em um volume de 1,6 milhão de euros, o que compete à Procuradoria pedir às autoridades espanholas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos