Chanceleres elaboram declaração contra corrupção na Cúpula das Américas

Lima, 12 abr (EFE).- Chanceleres e representantes dos 34 países convidados para a VIII Cúpula das Américas entraram em acordo nesta quinta-feira para a publicação de uma declaração contra a corrupção e para promover a governabilidade no continente, um documento que será assinado pelos chefes de Estado no próximo sábado.

A declaração foi o resultado da reunião preparatória que os diplomatas realizaram hoje no Centro de Convenções de Lima.

O Ministério das Relações Exteriores do Peru informou em comunicado que o documento, batizado como Compromisso de Lima, está pronto para ser assinado. O acordo foi considerado como um "êxito" pelo país anfitrião por ser a primeira vez em 13 anos que os participantes firmam uma "declaração orientada à ação".

O chanceler do Peru, Néstor Popolizio, que presidiu a reunião, disse estar satisfeito com o resultado do encontro e elogiou os esforços das delegações que participaram da negociação.

O texto aprovado inclui ações concretas para a luta contra a corrupção na região em temas como transparência e acesso à informação, participação da sociedade civil no acompanhamento dos governos, proteção de informantes e liberdade de expressão, educação sobre valores democráticos e o papel do setor privado no combate à corrupção, entre outros assuntos.

O documento também faz referências ao financiamento dos partidos políticos, à transparência em obras públicas e licitações, à troca de informações e evidências jurídicas entre os países, à cooperação entre os setores bancários e ao aprofundamento de iniciativas de recuperação de ativos.

Diplomatas peruanos ouvidos pela Agência Efe deram como certo que o documento será assinado pelos presidentes que irão a Lima, exceto se houver uma "enorme divergência" em algum país.

A VIII Cúpula das Américas reunirá em Lima a maior parte dos presidentes do continente nesta sexta-feira. No entanto, os líderes só se reúnem oficialmente no sábado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos