Arábia Saudita intercepta outro míssil dos houthis no sudoeste do país

Riad, 13 abr (EFE).- As Forças de Defesa Antiaérea da Arábia Saudita interceptaram nesta sexta-feira um novo míssil balístico lançado pelos rebeldes xiitas houthis do Iêmen em direção à cidade de Yazan, no sudoeste do país, segundo informou a coalizão militar árabe.

O projétil foi disparado "às 19h05 (horário local, 13h05 de Brasília) pelas milícias houthis respaldadas pelo Irã da província iemenita de Saada (norte) em direção a Yazan", declarou em comunicado o porta-voz da aliança liderada por Riad, o coronel Turki al Maliki.

O porta-voz acrescentou que vários destroços do míssil destruído atingiram bairros residenciais em Yazan, mas, segundo a coalizão, não houve vítimas.

Até o momento, os rebeldes houthis não assumiram a autoria do ataque, embora costumem reivindicá-los pouco depois de lançar os mísseis.

O porta-voz afirmou que o projétil tinha como alvo a população civil, algo que considerou um "ato hostil" que é "contrário à lei internacional" e "prova" o apoio do Irã aos houthis.

Este novo incidente acontece em um momento no qual os ministros de Relações Exteriores e responsáveis pelos países-membros da Liga Árabe estão reunidos para preparar a realização no próximo domingo, 15 de abril, da 29ª sessão da cúpula da entidade pan-árabe em Damam, no leste da Arábia Saudita.

Os ataques com mísseis dos rebeldes contra o território saudita se transformaram em uma prática habitual nos últimos meses, mas na maioria das ocasiões não causaram vítimas.

No final de março, no entanto, os destroços de um míssil, que a Arábia Saudita garantiu ter interceptado, provocaram a morte de um cidadão egípcio residente em Riad.

A Arábia Saudita lidera desde 2015 a coligação árabe que realiza ataques contra os houthis em apoio do governo do presidente iemenita, Abd Rabbuh Mansur al Hadi, reconhecido internacionalmente. EFE

sa/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos