Miami inaugura estátua em homenagem ao ex-presidente Ronald Reagan

Miami, 13 abr (EFE).- O 40º presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, foi imortalizado, nesta sexta-feira, com uma estátua de bronze que homenageia tanto sua trajetória "política como humana", inaugurada no Tropical Park, em Miami.

O comissário pelo Distrito 10 do Condado Miami-Dade, Javier Souto, disse à Agência Efe que o simbolismo de ter a estátua de Reagan nesta cidade do sul da Flórida é de importância vital para a comunidade.

Reagan "representa coisas diferentes para diferentes pessoas. Eu pessoalmente acredito que (a estátua) passa uma boa mensagem, uma mensagem muito clara de ordem, seriedade, boas relações, e muitas coisas boas", disse o comissário.

"Eu também acredito que aqui fazem falta muitas dessas coisas que ajudem a comunidade, pois não é fácil. Esta é uma comunidade muito grande, mas às vezes com muitas diferenças", completou, no final da cerimônia de inauguração da estátua.

A obra de 2,5m, que mostra o ex-presidente junto a um cavalo, foi realizada pelo escultor cubano Carlos Enrique Prado e foi instalada na entrada do parque, localizada no oeste de Miami e que conta com um centro equestre.

"O centro equestre foi renomado por Ronald Reagan em 2004, por isso que sempre queríamos uma escultura", disse à Efe, Michael Spring, assessor principal e diretor do Departamento de Assuntos Culturais do Condado Miami-Dade.

Ronald Wilson Reagan foi o 40º presidente dos Estados Unidos (1981-1989) e já tinha sido governador do estado da Califórnia, entre os anos de 1967 e 1975.

Em 1994, quase cinco anos depois de deixar a Casa Branca, Reagan anunciou ao país em uma emocionante carta que sofria do Mal de Alzheimer e que começava "o caminho que me levará ao ocaso da minha vida".

Desde então, o presidente, que impulsionou uma revolução conservadora e contribuiu de forma decisiva para resolver a Guerra Fria com a União Soviética nos seus oito anos na Casa Branca, levou uma vida cada vez mais reservada até que desapareceu totalmente da cena pública. No dia 5 de junho de 2004, faleceu em sua casa, em Bel Air (Califórnia), aos 93 anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos