Pence abandona abertura da Cúpula de Américas antes de anúncio sobre a Síria

Lima, 13 abr (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, deixou prematuramente nesta sexta-feira a cerimônia de abertura da 8ª Cúpula das Américas e retornou ao seu hotel em Lima, enquanto a imprensa especulava sobre um possível anúncio do presidente do país, Donald Trump, relativo à Síria.

Pence, que devia participar cerimônia de abertura e depois de um banquete, se dirigiu ao seu hotel pouco depois de chegar ao Grande Teatro Nacional de Lima, enquanto a Casa Branca convocava em Washington os jornalistas para um possível anúncio.

Pouco depois da saída de Pence, a Casa Branca informou que Trump planejava fazer uma declaração sobre a Síria. O presidente se reuniu hoje com sua equipe de Segurança Nacional e anunciou em pronunciamento que decidiu lançar ataques de precisão contra o regime de Bashar Al Assad, em parceria com o Reino Unido e a França.

A crise na Síria foi exatamente o motivo que Trump deu para cancelar sua viagem à Lima para participar da Cúpula das Américas.

Pence chegou hoje à capital peruana para representar o presidente americano no evento e se reuniu com opositores venezuelanos e com a ativista cubana Rosa María Payá.

Pouco menos de uma hora depois de chegar ao Grande Teatro Nacional e cumprimentar o presidente do Peru, Martín Vizcarra, Pence foi apressadamente para o hotel, sem dar explicações à imprensa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos