França acredita que ataque à Síria é legítimo, proporcional e focado

Paris, 14 abr (EFE).- A operação deste sábado contra "o principal centro de pesquisa e dois centros de produção" do programa da Síria de fabricação de armas químicas é "legítima, proporcional e focada", considerou hoje o governo da França.

Em uma declaração conjunta no Palácio do Eliseu com o ministro das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, a ministra da Defesa, Florence Parly, afirmou que os bombardeios atacaram "a capacidade de desenvolver, preparar e produzir armas químicas", com um "objetivo simples: impedir que o regime (sírio) use as armas novamente".

Já Le Drian acrescentou que a França vai trabalhar a partir de agora para encontrar "um plano de saída para a crise", que implica em uma "solução política".

"A ação é legítima, está circunscrita a um objetivo preciso, que é a destruição do programa químico do regime, e é proporcionada e concentrada: não busca atacar os aliados de Bashar al-Assad nem à população civil, mas desencorajar o regime do uso de armas químicas", afirmou Le Drian.

Segundo Florence Parly, "as infraestruturas apontadas serviram para desenvolver e produzir substâncias utilizadas para matar homens, mulheres e crianças sírios, com desprezo a todas as normas do direito e civilização ".

"Não buscamos o confronto e rejeitamos qualquer lógica de escalada militar. E é por isso que, junto a nossos aliados, estamos preocupados, pois os russos foram avisados com antecedência", afirmou a ministra da Defesa.

Na declaração, Le Drian considerou que o presidente sírio "sabia o que estava sendo exposto usando este armamento odioso e decidindo desafiar novamente a comunidade internacional", e classificou o uso de armas químicas como uma "ameaça para a paz internacional".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos