Sessão plenária da Cúpula das Américas começa com foto oficial de líderes

Lima, 14 abr (EFE).- A sessão plenária da 8ª edição da Cúpula das Américas começou neste sábado em Lima, no Peru, com a foto oficial dos 18 líderes e representantes de 34 países do continente, que debatem neste encontro o tema "governabilidade democrática frente à corrupção".

Realizada a cada três anos, desta vez a cúpula tem como sede o Centro de Convenções da capital peruana, no bairro de San Borja.

No início das atividades, o presidente do Peru, Martín Vizcarra, recebeu os chefes de Estado e de Governo, quem começaram as atividades com a foto oficial.

De acordo com a organização, entre as atividades paralelas da cúpula será apresentado o relatório "Perspectivas Econômicas da América Latina 2018: Repensando as Instituições para o Desenvolvimento".

Além disso, foram apresentadas as recomendações dos participantes do Fórum da Sociedade Civil, do Fórum de Jovens, do Diálogo Empresarial e do Fórum dos Povos Indígenas, que ocorreram durante a semana em Lima.

Como atividade final, às 18h30 (de Brasília), está prevista a sessão de encerramento, e uma hora depois haverá uma entrevista coletiva final.

O evento foi inaugurado oficialmente ontem à noite pelo presidente do Peru, Martín Vizcarra, e o secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), Luis Almagro.

Vizcarra destacou que a cúpula é realizda no Peru em um momento em que, segundo ele, o país começa a "se recuperar" de uma crise política, derivada da renúncia do ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski após ser alvo de uma denúncia de vínculos suspeitos com a construtora brasileira Odebrecht.

Almagro, por sua vez, declarou que as nações devem concentrar os seus esforços em defender a democracia, os direitos humanos e as garantias fundamentais como antídotos contra a corrupção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos