Topo

Sírios vão às ruas de regiões sob controle do governo para apoiar Assad

Manifestantes carregam bandeiras e retratos do presidente sírio - George Ourfalian/AFP Photo
Manifestantes carregam bandeiras e retratos do presidente sírio Imagem: George Ourfalian/AFP Photo

14/04/2018 10h19

Grandes grupos de pessoas saíram na manhã deste sábado às ruas de diversas partes da Síria que estão sob controle do governo para manifestar apoio ao presidente Bashar al Assad, após os bombardeios realizados ontem por Estados Unidos, Reino Unido e França.

Os manifestantes se reuniram desde cedo na praça dos Omíadas, na capital Damasco, levando bandeiras do país e cantando palavras de ordem a favor do governante, como pôde constatar a Agência Efe.

"A agressão dos EUA não nos amedrontará, tenho confiança de que Assad liderará a Síria para um futuro próspero, aconteça o que acontecer", disse Zeina Hamada, uma recepcionista de 23 anos que participava daa manifestação.

Bombardeios em Damasco, conduzidos por EUA, Reino Unido e França - Hassan Ammar/AP - Hassan Ammar/AP
Bombardeios em Damasco, conduzidos por EUA, Reino Unido e França
Imagem: Hassan Ammar/AP

Não muito longe dela estava Munir Allam, que usava uma camiseta com uma foto de Assad e levava uma bandeira síria em seu carro.

"Nada vai nos persuadir de amassar os grupos terroristas", afirmou Allam, um empresário de 31 anos. "Continuaremos a guerra, apesar das tentativas dos EUA de protegê-los (os grupos opositores que são chamados de terroristas pelo governo)".

Allam questionou por que Washington não esperou para atacar até que a Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) terminasse sua investigação, que estava prevista para começar hoje.

"Eles (a equipe investigadora) já estão na cidade e começarão (os trabalhos) nas próximas horas. Isto é uma agressão flagrante contra o nosso país, mas de jeito nenhum temos medo", disse.

Várias manifestações similares aconteceram em outras partes do país e estão sendo transmitidas ao vivo pela rede de televisão estatal, como em Aleppo, Latakia, Sweida, Tartous, Hama e Homs.

A popularidade do presidente aumentou nestas partes do país devido às recentes vitórias do exército, a última delas em Ghouta Oriental, antes o principal reduto opositor nos arredores de Damasco.