Biden concorrerá em 2020 se outros democratas não derem "um passo à frente"

Washington, 15 abr (EFE).- O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não descarta se candidatar às eleições presidenciais de 2020, embora espere que sejam outros democratas que deem "um passo à frente", segundo informaram neste domingo meios de comunicação locais.

"Realmente espero que outros deem um passo à frente. Acredito que temos algumas pessoas muito boas", respondeu Biden ao ser perguntado sobre a possibilidade de candidatar-se mais uma vez ao cargo durante uma entrevista concedida à emissora "MSNBC".

Com estas palavras o democrata, que já se candidatou para ocupar a Casa Branca em 1988 e em 2008, respondeu algumas vozes que lhe pedem que se apresente como alternativa à previsível candidatura do atual presidente, Donald Trump, perante o vazio de liderança que alguns veem no seu partido.

Biden, de 75 anos, assegurou que, caso se apresente outro candidato democrata que tenha chances reais de vencer no pleito, não se apresentaria e acrescentou que tomará uma decisão antes do final do ano.

"Tenho que me afastar sabendo que há alguém que pode apresentar-se e que pode ganhar, porque temos que ganhar. Temos que ganhar em 2020", avaliou.

Uma campanha entre Biden e Trump seria marcada pela tensa relação que existe entre ambos, que alcançou seu ponto máximo em março deste ano quando o ex-vice-presidente afirmou que, se tivesse cruzado com o atual governante no colégio, teria lhe dado "uma surra".

Trump, longe de abater-se, não duvidou em recorrer ao Twitter para responder ao democrata, a quem chamou de "frágil, física e mentalmente" e acrescentou que, em caso de briga, Biden "cairia rápido e duro, chorando todo o caminho".

Apesar da popularidade de Biden, o então braço direito do presidente Barack Obama se recusou a apresentar-se como candidato presidencial em 2016 devido à então recente morte do seu filho Beau, ocorrida apenas um ano antes devido a um câncer.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos