Prefeito licenciado é assassinado a tiros no oeste do México

Guadalajara (México), 15 abr (EFE).- Juan Carlos Andrade, prefeito licenciado do município de Jilotlán de los Dolores, no estado mexicano de Jalisco, foi assassinado a tiros neste domingo em uma estrada do estado vizinho de Michoacán, confirmaram fontes oficiais.

Nas suas redes sociais, Roberto López, secretário-geral do governo de Jalisco, lamentou a morte de Andrade, que há poucos dias se afastou temporariamente do cargo para iniciar a campanha para tentar sua reeleição pelo partido Movimento Cidadão.

"Estabelecemos contato com autoridades de Michoacán para iniciar as investigações pelo homicídio do prefeito licenciado de Jilotlán. Condenamos os fatos e manifestamos nossa solidariedade com familiares e amigos", declarou López.

A Procuradoria Geral de Jalisco antecipou que uma equipe do órgão se transferiu ao local para iniciar a investigação, embora não tenha revelou outros dados.

Meios de comunicação locais informaram que o prefeito licenciado foi assassinado quando circulava na sua caminhonete pela estrada Jilotlán-Tepalcaltepec, nos limites de ambos estados.

De acordo com os relatórios preliminares, Andrade retornava de um funeral quando foi atacado, embora se desconheçam os detalhes.

Políticos locais e companheiros de partido do candidato expressaram suas condolências em redes sociais.

Pelo menos 80 políticos foram assassinados desde o último dia 8 de setembro no México, quando começou o processo eleitoral, e especialistas consideram que estes são os pleitos mais violentos da história do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos