Bento XVI comemora 91 anos acompanhado por seu irmão Georg

Cidade do Vaticano, 16 mar (EFE).- O papa emérito Bento XVI completa 91 anos nesta segunda-feira e o comemorará privadamente acompanhado de seu irmão Georg, de 94 anos, que chegou ao Vaticano há poucos dias da Baviera.

Não está previsto nenhum ato no antigo convento "Mater Ecclesiae", situado nos Jardins do Vaticano, onde Bento XVI se retirou após sua renúncia, que completou cinco anos no último dia 28 de fevereiro.

Para o seu 90º aniversário, veio da Baviera uma representação da região alemã que homenageou o pontífice com cerveja e música tradicional, mas neste ano o papa emérito só receberá a visita de seu irmão Georg.

Nessa residência acompanham Bento XVI seu secretário pessoal e o prefeito da Casa Pontifícia, o arcebispo Georg Gaenswein, e quatro mulheres laicas de Comunhão e Libertação.

O Vaticano informou recentemente que Joseph Ratzinger, como ele próprio revelou em uma recente carta, "sente o peso dos anos, como é normal em sua idade".

No último dia 7 de fevereiro, Bento XVI rompeu o silêncio e escreveu uma breve carta a um jornalista do jornal italiano "Corriere della Sera" na qual dizia: "Posso dizer só que, na lenta diminuição das forças físicas, interiormente vou em peregrinação para Casa".

Por conta do seu 91º aniversário, será apresentado hoje na Filmoteca Vaticana o documentário "Bento XVI, a hora da verdade", dirigido pelo jornalista espanhol Javier Martínez-Brocal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos