Coalizão árabe toma controle de cidade estratégica no Iêmen

Riad, 16 abr (EFE).- A coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita anunciou nesta segunda-feira que tomou o controle da cidade estratégica de Midi, no litoral do mar Vermelho, no noroeste do Iêmen, que estava ocupada pelos rebeldes xiitas houthis.

Em uma entrevista coletiva, o porta-voz da aliança de países árabes sunitas, o coronel Turki al Malki, disse que suas unidades recuperaram a cidade, onde hastearam a bandeira iemenita.

Midi, na província da Al Huya, é onde fica o porto marítimo iemenita mais próximo à Arábia Saudita e a região de Saada, o reduto dos houthis, respaldados pelo Irã.

Além disso, o porta-voz indicou que a coalizão continua "limpando" as milícias houthis que se encontram resistindo na região, e destruíram "lançadores de mísseis balísticos" dos rebeldes.

Nas últimas semanas, os houthis lançaram mais de 100 mísseis contra o território saudita, embora a grande maioria deles tenha sido interceptada pelas forças de Defesa Antiaérea saudita.

A coalizão árabe intervém no Iêmen a favor das forças leais ao presidente Abd Rabbuh Mansur Al-Hadi desde março de 2015 e estabelece um bloqueio naval e aéreo sobre o país.

A aliança age contra os rebeldes houthies, que ocuparam em setembro de 2014 a capital, Sana, e outras províncias do norte e na região central do país, obrigando o governo a se transferir para a cidade de Aden, no sul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos