EUA afirmam que estudam novas sanções contra a Rússia no "futuro próximo"

Washington, 16 abr (EFE).- O governo dos Estados Unidos afirmou nesta segunda-feira que decidirá no "futuro próximo" sobre a possibilidade de impor novas sanções à Rússia em represália ao apoio ao presidente da Síria, Bashar al Assad.

"Estamos considerando sanções adicionais à Rússia e tomaremos a decisão em um futuro próximo", disse em breve comunicado a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

A linha temporal estabelecida hoje pela Casa Branca representa uma ligeira mudança às afirmações feitas ontem pela embaixadora americana na ONU, Nikki Haley, que disse que o secretário de Tesouro, Steven Mnuchin, poderia anunciá-las hoje.

Haley disse que as sanções seriam aplicadas contra empresas russas que ajudaram o governo sírio a desenvolver armas químicas.

"O secretário Mcnuchin deve anunciá-las (as sanções) na segunda-feira, se já não fez isso. Serão dirigidas contra aquelas companhias que têm se ocupado da equipe relacionada a Al Assad e com as armas químicas utilizadas", disse Haley em entrevista à "CBS".

Caso confirmada, essa será a terceira rodada de sanções impostas pelos EUA à Rússia nas últimas quatro semanas.

EUA, França e Reino Unido realizaram no último sábado um ataque com mísseis contra instalações do governo da Síria. Os alvos, segundo a Casa Branca, foram escolhidos porque eram locais onde armas químicas eram produzidas ou armazenadas.

A ação foi uma represália ao suposto ataque químico do último dia 7 de abril na cidade de Duma, nos arredores de Damasco, durante uma ofensiva contra o Exército do Islã, uma facção rebelde que controlava a cidade. Dezenas de pessoas morreram.

Tanto a Síria como a Rússia negam o uso de armas químicas em Duma.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos